Dicas para morar em república de estudantes

Morar em república, dividindo uma moradia, as contas, despesas, obrigações, conversas e diversão, é um momento único e muito rico na vida de qualquer jovem. Seja apenas estudando, ou trabalhando, esta é uma forma de viver em comunidade que deve ser tratada com muito carinho e respeito, pois por muito tempo os moradores da república são como uma família, e a harmonia e bem estar entre todos deve prevalecer. Por isso, seguir algumas dicas básicas é muito bom para uma convivência tranquila:

  • A primeira coisa é escolher muito bem onde e com quem você irá morar. Incompatibilidades de qualquer ordem nunca são bem vindas, sempre escolha pessoas e ambientes que combinem com você.
  • Todos devem honrar mensalmente com as contas da casa, sem atrasos. O ideal é uma pessoa ser a responsável por arrecadar o dinheiro de todos e realizar o pagamento de contas como aluguel, água, luz, condomínio, etc.
  • A limpeza é um item que normalmente gera brigas em repúblicas, por isso, é imprescindível que todos contribuam diariamente para a organização da casa, principalmente das áreas comuns, como salas, cozinha e banheiros.
  • Lembre-se de sempre lavar tudo que usou imediatamente, seja a louça do almoço todo, ou um simples copo ou prato. Lembre-se: se sujou, limpe na hora, não deixe para depois!
  • Se a limpeza da casa não é feita por todos, convém contratar uma diarista semanalmente para fazer o serviço, assim, ninguém fica sobrecarregado.
  • A comida e sua divisão ou compra conjunta, deve ser um item sempre conversado entre todos. Se cada um tem a sua comida na geladeira e despensa, isso deve ser respeitado e repassada esta informação às visitas. Nunca guarde comida escondida no quarto, isto é chato e passa uma imagem egoísta. Sempre converse com seus colegas para resolver qualquer impasse.
  • Lembre-se que seus companheiros devem ter momentos de descanso e tranqüilidade, portanto, combinar silêncio em horas determinadas é fundamental.
  • Lembre-se sempre de zelar pela segurança da casa, nunca emprestando as chaves para amigos ou conhecidos, sem a prévia aprovação de todos os moradores.

© Escrito e publicado por Mog em 07/06/2011. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/dicas-para-morar-em-republica-de-estudantes.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags:

Uma resposta a Dicas para morar em república de estudantes

  1. Kaio disse:

    Oi Mog,ajudou muito suas dicas,valeu o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>