Como cuidar das roupas de couro sintético

As roupas de couro sintético antigamente eram meio feias e a aparência passava longe da natural. Mas, hoje em dia muitos calçados e roupas de couro sintético são lindos, ecológicos, e a aparência de couro natural chega a confundir. Por isso, se você resolveu comprar uma peça de couro sintético, mas quer mantê-la por um bom tempo como nova, siga algumas dicas imprescindíveis para cuidar bem dela:

  • O couro sintético, ao contrário do couro natural, é muito frágil. Ele risca, arranha, deforma, e pode sofrer cortes. Por isso, tome cuidado onde guarda e por onde passa.
  • Não guarde de maneira nenhuma o couro sintético dobrado ou amassado, seja uma saia, uma jaqueta ou uma bota, pois ele pode ficar vincado e mesmo rachar.
  • Guarde as jaquetas, coletes e sobretudos sempre em cabides largos. Uma boa alternativa é usar aqueles cabides de ternos, que sempre tem a parte dos ombros mais larga.
  • As saias e calças devem ser guardadas em cabides também, mas cuidado para não deixar a presilha do cabide marcando o couro. Por isso, use cabides com presilha de silicone ou coloque uma proteção entre a presilha e a peça, como um pedaço de plástico, EVA ou algodão.
  • Para limpar a peça de couro sintético basta pano úmido e sem nenhum produto químico. Passe bem em toda a peça e deixe secar. Seque na sombra e com vento, ou deixe no sol apenas por alguns minutos.
  • Sempre deixe as peças arejando, evite que a umidade impregne na peça, mesmo sendo um couro sintético, é uma peça que pode mofar e até apodrecer. Por isso nunca guarde-a molhada de chuva, por exemplo.
  • Nunca guarde a peça de couro com capas de plástico. Se desejar por uma capa, coloque capa de TNT. Você pode comprar pronta ou mandar fazer.
  • O couro sintético costuma rachar e a peça se estraga muito facilmente. Se você deseja prolongar a vida útil da sua peça siga as dicas acima, e tente usar sua peça pelo menos 2 vezes por ano, para que ela não fique dura e seca, pois assim ela rachará com mais facilidade.

© Escrito e publicado por Mog em 26/06/2012. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/como-cuidar-das-roupas-de-couro-sintetico.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags: , , , , , , ,

62 respostas a Como cuidar das roupas de couro sintético

  1. Felipe Dash disse:

    minha jaqueta, eu acho que é de couro sintético, ela ficou suada depois de uma show, e ela é couro por fora e tem uma camada bem acolchoada no forro, essa camada esta com o cheiro de suor… não sei como lavar…

  2. renata gomes disse:

    ola boa noite

    tenho uma jaqueta de couro sintetico, mas ja comprei ela com amassados. Como faço para tirar os amassados dela?

    • Mog disse:

      Tente deixa-la pendurada num cabide e coloque ao sol. Vá delicadamente tentando estica-la e passa-la com as mãos.

  3. Lilian Moraes disse:

    Olá Mog

    Preciso de ajuda e talvéz vc saiba como me orientar…Comprei um casado de couro sintético mas ele estava dobrado e ficou com aquelas marcas das dobras e não sei como tirar, até pensei de passar com ferro e um paninho úmido mas não adiantou, também pensei em passar diretamente no tecido sem o paninho mas ai fiquei com medo que queimasse e agora não sei mas o que fazer para desamassa-lo… Por favor me ajude!!!

    Obrigada e fico no aguardo de uma resposta urgente!!!

    • Mog disse:

      Tente deixá-lo pendurado num cabide ao sol. Mas acho de certa forma difícil tirar essa marca no sintético pois pode ter “quebrado” o couro.

    • Gabriela disse:

      Tenho uma calça de couro sintética vermelho bordo e usei ela no último fim de semana ao dobrar a perna parecia q ia rasgar qual hidratante devo passar Mog?

      • Mog disse:

        Olá Gabriela! O couro sintético pode rasgar mesmo, é muito comum… Use um hidratante para couros (compra-se em sapatarias ou em algumas lojas de bolsas e sapatos), ou um hidratante corporal de qualquer marca, que seja mais neutro, branco, sem muito corante e essências.

  4. Arieli disse:

    Gostei muito das dicas! Mas queria saber como faço para desamassar minha jaqueta de couro sintetico

  5. Fernanda disse:

    Pode passar creme hidratante no sintetico?

  6. Alexandra disse:

    Ótima matéria! Tem dicas de como passar o couro sintético?
    Beijos

  7. Natália disse:

    Oi! Eu tenho shorts de couro sintético, ele tem um tecido fino por dentro e é revestido de couro sintético por fora. Eu usei ele por uma tarde e eu transpirei um pouco. Como faço para lava-lo?

    • Mog disse:

      Lave a mão, não coloque de maneira alguma na máquina. Pegue uma escova macia e sabão de cocô, e esfregue bem o forro. A parte do couro lave com delicadeza. Não torça muito, e pendure no varal do lado avesso. Beijocas

  8. Caio Barbaro disse:

    Muito boas dicas moça bonita !

  9. Tuca Weihermann disse:

    oi, tenho calças de couro sintético e moro numa cidade bem úmida. deixo as calças penduradas no calceiro, mas mesmo assim mofa. tirei uma q estava mofada e lavei, mas as manchas brancas não saíram, tem como tirar?? grata desde já.

    • Mog disse:

      Olá Tuca! Acho melhor nesse caso você levar numa lavanderia e pedir opinião. O que tenho feito com minhas coisas de couro, quando não uso, é sempre tirar do cabide, passar um pano úmido e secar ao sol. Faço isso umas 4 vezes por ano e não tem mais mofado. Beijocas

  10. Fernanda disse:

    Olá, será que funciona também com couro poliuretano?

    • Mog disse:

      Acredito que sim, até porque este tipo de couro também é identificado muitas vezes como couro sintético. Beijocas

  11. Eliane disse:

    Ola tenho uma bota de couro sintetico faz uns 3 tres anos usei umas 3 vezes só que guardei sempre na caixa de sapato dentro do guarda roupa ontem fui usar e ela estava trincando a parte que brilha o que faço estou tão triste tanto cuidado enfim aconteceu isso o que faço tem solução obg bjs

    • Mog disse:

      Olá Eliane. Isso já aconteceu comigo, e infelizmente não tem solução. É uma lástima… Para mim ficou o aprendizado: compro menos calçados, mas todos de couro, pois eu estava perdendo todas as botas de um inverno pra outro…

  12. ALESSANDRA disse:

    Olá
    Tenho uma jaqueta de couro sintético na cor bege.
    Ola está amarelada numa parte. Como devo proceder?Bjs

    • Mog disse:

      Olá Alessandra! Veja as dicas de como lavar jaquetas de couro, aqui no site mesmo. Mas use sabão de côco e água, e use uma escova macia (tipo uma escova de dentes) e vá limpando com calma, sem força, e paciência. Na dúvida, procure uma lavanderia ou sapateiro… Beijocas

  13. sandra disse:

    O meu casaco e de poliuretano,mas as mangas são de algodão,então como faço pro lavar,se supostamente não deve ir a maquina?!

  14. Valdiane Mendes disse:

    Boa Tarde, tenho uma jaqueta de couro sintetico que na parte do ombro esta meio rachada, acho que e peli fato de fichar no cabide teria algum produto oleo etc que possa passar pra não soltar? O que faço?

    • Mog disse:

      Olá Valdiane! Infelizmente se é couro sintético, você perdeu a jaqueta… É triste, mas é assim mesmo, elas têm data de validade e acabam descascando. E a única solução é jogar fora mesmo. Esse ano eu perdi duas jaquetas que amava, e duraram 4 anos. Beijocas

      • Dani disse:

        Dá pra descascá-la toda, pintar e customizar!

        • Patricia disse:

          Olá, meu nome é Patricia e também estou com uma jaqueta que tem 3 anos e eu amo a jaqueta quase nem uso para não estragar, e ontem fui pegar no armário e estava com uns rachados no ombro, você disse que dá para descascar e customizar, você saberia me indicar algum lugar aqui em São Paulo que faça isso, pois eu adoro esta jaqueta!
          Aguardo um retorno!

  15. Lucas disse:

    Olá Mog, muito bom o seu tutorial! Não sou mulher mas preciso de uma dica… Tenho uma jaqueta de couro sintético mas ela é meio fosca e gostaria de dar brilho a ela, o que passar? Eu já tive outra que passei pasta de sapato, a jaqueta realmente ficou brilhante mas um tempo depois ela rachou toda… Será que foi a pasta de sapato ou o fato de eu usar na ela chuva e ressecou? (ando muito de moto…) Queria deixar a minha jaqueta mais brilhante, mas sem estragá-la… Obrigado e boa semana.

    • Mog disse:

      Oi Lucas! Jaqueta de couro sintético uma hora ou outra vai rachar… Infelizmente. A cera protegerá sua jaqueta mais, então é uma boa usar. Na dúvida, nunca guarde a jaqueta molhada ou usada de um inverno a outro, para evitar rachar tão rápido. Limpe com sabão neutro e pano, assim ela se conserva por mais tempo. E seja bem vindo!

  16. Luciana Machado disse:

    Tenho uma jaqueta de couro sintético e ela está começando a descascar. Posso passar lustra móveis Poliflor (que é branco e não vai sujar a jaqueta) para tentar umidificá-la?

    • Mog disse:

      Olá Luciana! Infelizmente não há nada que se faça para salvar sua jaqueta de couro sintético. Quando ela descasca, é o fim :(

  17. tatiane disse:

    Oi seguinte tenho uma jaqueta de couro vermelha faz uns dois anos que comprei quase não uso e é bem brilhosa então fiquei quase maluca quando peguei para usar e percebi que estava se rachando tipo cheia de cortes porque aconteceu isso tem algum tipo de cola pra mim tentar concertar?

    • Mog disse:

      Olá Tatiane!
      Infelizmente se ela for de couro sintético não há jeito… Ela estragou mesmo. Por isso, a dica é usar e usar quando comprar algo sintético. Não adianta deixar guardado pois se desmancha mesmo! Sinto muito… Beijocas

  18. Maise Escobar disse:

    Ola, Gostaria de saber o q eu faço. tenho uma jaqueta da Ellus de couro e esta começando a rachar. O q eu faço?

    • Mog disse:

      Olá Maise! Tenho uma notícia triste para te dar: se ela for de couro ecológico, sintético, etc, infelizmente não há o que fazer. Eu perdi justamente uma jaqueta da Ellus esse ano, rachou todinha na gola, e ela não tinha 3 anos. Maior preju… Por isso, minha dica: nunca mais invista em peças caras de couro sintético, não vale a pena, pois uma hora ou outra vai rachar e se desfazer :( Boa sorte. Beijocas

  19. Diego disse:

    Acabei de comprar uma jaqueta de couro sintético nova, uma pechincha, achei ela um pouco sem vida pois era peça de mostruário, qual produto que posso usar nela para deixar ela com brilho e proteção sem que estragar o couro sintético ?

    • Mog disse:

      Olá Diego! Passe hidratante para couro (você encontra em sapatarias), ou mesmo hidratante para o corpo comum, branco. Beijocas

  20. Bárbara disse:

    Olá … Gostaria de saber, como lavo minha calça que na parte de cima das pernas é de couro ea outra é elastano tipo uma leggnig tenhô medo de estragá lá … Obrigada …

    • Mog disse:

      Olá Bárbara!
      Lave à mão, no tanque, com sabão de côco, sem esfregá-la ou aperta-la demais. Seque numa toalha e estenda na sombra. Beijocas

  21. Yevheniy kudryavtsev disse:

    Ola eu tenho um casaco de couro sintético preto, ele ficou sujo com algumas marcas brancas.
    A minha mãe como e normal limpa sempre tudo com álcool, molhou um bocadinho o disco (aqueles discos de algodão que as mulheres costumam usar para tirar a maquilhagem da cara) no álcool e passou no casaco, mas apareceram manchas brancas, no local onde ela tentou limpar o casaco.
    O que posso fazer para retirar essas manchas brancas ?

  22. Thaís disse:

    Bom dia!
    Estava a procura de boas dicas para conservar minhas jaquetas de couro ecológico e acabei entrando aqui na sua página. Tirei-as para limpar e me deparei com uma triste cena: minha jaqueta lindíssima da Planet Girls está esfarelando um pouco nas mangas =( . Paguei uma fortuna nela, e gostaria ao menos de conservar o restante para q o estrago não avance muito, o que fazer?

    • Mog disse:

      Infelizmente, nada :( Eu tentei várias métodos para que o estrago não aumentasse nas minhas jaquetas, e percebi que nada adiantou.

  23. Carolina disse:

    Bom dia, achei uma jaqueta linda pra comprar, ela é de uma ótima marca e bem cara, então tenho que ver mesmo se compensa rs, as mangas imitam o couro, acredito que seja sintético, mas agora estou na dúvida se compro ou não…. existe algum produto que eu passe nas mangas dela antes que comecem a dar sinal de que vão rachar?

    • Mog disse:

      Olá Carolina!
      Se for couro sintético, uma hora ou outra vai rachar… Minha opinião hoje é que não devemos investir em peças caras em couro sintético (digo isso por experiência própria, de quem já perdeu muitas roupas e sapatos, quase sem uso :( )

  24. gisele disse:

    Pendurei um vestido de couro ecológico mas não percebi que ficou lado a lado com outro na cor preta. Nunca tinha usado o branco e ficou com várias manchas cinza claras. Existe algum meio de retirá-las? Caso contrário tem como tingí-lo?

    • Mog disse:

      Olá Gisele! Eu não sei se dá para tingir, acredito que não. Tente esfregar com uma escova de dente macia e sabão de coco, e se não sair peça orientação em uma lavanderia.

  25. Juliana disse:

    Pode usar amaciante para lavar maqueta de cobro sintético? Obligada!

    • Mog disse:

      Olá Juliana!
      Lave somente à mão (nunca na máquina de lavar!) e evite o máximo de produtos. Se for usar amaciante, use beeem pouquinho :)

  26. Bia Cordeiro disse:

    Boa dia ganhei uma jaqueta de couro sintético,só que rasgou um pedacinho no antebraço comm o trinco da porta,o que eu posso fazer,desde já obrigada.

    • Mog disse:

      Olá Bia!
      Infelizmente jaqueta de couro sintético é difícil de ter conserto :( Leve num sapateiro ou costureira, veja se eles conseguem colocar um remendinho por dentro.

  27. Bruna disse:

    Olá, comprei uma bota de couro sintético pela internet e veio com uma parte amassada, perto do bico, ia trocar mas não tem mais do mesmo modelo. Tem algo que eu possa fazer para desamassar?

    Obrigada!

    • Mog disse:

      Olá Bruna! Infelizmente não, se está marcada não irá desmarcar e corre o risco de rachar/partir bem nesse local. Acho melhor você providenciar a troca dessa bota logo. Beijocas

  28. luciene disse:

    Olá minha filha tem uma jaqueta metalizada tipo couro e percebi q esta tipo derretendo ficando elástica em alguns pontos com facilidade de rasga,só q ainda não rasgou, teria algo a fazee?

    • Mog disse:

      Olá Luciene! Se for couro sintético, infelizmente não há o que fazer… Você pode tentar passar um hidratante, com cuidado.

  29. manuela disse:

    Ola,
    Moro perto da praia e acho que a umidade e brisa do mar esta acabando com minhas pecas de roupas e bolsas sinteticas. Essa semana fui limpar o guarda-roupa e perdir mais pecascomo calcas, bolsas e jaquetas, elas ficam rachadas e esfarelhando como se fossm po,nao sei o que fazer.
    manuela

  30. Danúbia Amaral disse:

    Olá comprei uma jaqueta de couro sintetico provei ela na loja e não senti cheiro nenhum mais agora estou sentindo um cheiro forte do próprio material tem alguma coisa que eu possa fazer?

  31. Larissa disse:

    Ola eu comprei uma bota tipo couro nao faz nem um mes e ela começou rachar e logo vai descascar oq eu faço??
    Por favor me da uma dica

    • Mog disse:

      Olá Larissa! Se não faz nem um mês, você deveria ir na loja onde comprou e mostrar e solicitar a troca. Infelizmente o couro sintético estraga mesmo e não tem como salvar, mas descascar sem nem usar muito é triste…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *