Como limpar e conservar calçados de couro

Um calçado de couro legítimo, seja uma bota, um sapato ou uma sandália, merece cuidados especiais para durarem muito tempo. Um bota de couro bem cuidada pode durar anos, e passar inclusive para outra geração. Os cuidados certos na limpeza e armazenamento dos calçados em armários e sapateiras são seus principais aliados. Se você não sabe como limpar e conservar seus calçados de couro, veja só algumas dicas bem úteis:

  • Os calçados de couro nunca devem ser molhados com água em excesso. A limpeza deve ser feita somente com panos úmidos.
  • Para limpeza interna dos calçados, não use água também. Apenas uma escova ou pano úmido.
  • Couro legítimo nunca deve ser limpo com produtos químicos, como detergente, sabão, ou outros produtos que não sejam específicos para couro.
  • Se o calçado de couro estiver mofado, limpe bem com um pano úmido, retirando com cuidado todas as manchas. Se necessário, passe o pano duas vezes, sempre lavando o pano para deixá-lo limpo para passar sobre o calçado. Em seguida, coloque a peça para secar ao sol, mas só por alguns instantes, para não ressecar o couro.
  • Em seguida hidrate o couro muito bem com hidratante específico para couro (facilmente encontrado em sapatarias). Na falta deste, use um hidratante corporal branco, sem muita essência. Esfregue com carinho por toda a peça, e se houver excesso, limpe com um papel toalha.
  • Para evitar mofos e bolores nos seus artigos de couro, nunca guarde-os em sacos plásticos, nem em lugares úmidos ou sem ventilação. E pelo menos 4 vezes por ano, realize o processo de limpeza descrito acima.
  • Para evitar que o couro quebre ou descasque, realizar a limpeza e hidratação descritas acima é essencial. E nunca guarde a peça de couro dobrada ou amassada.
  • E lembre-se: couro legítimo quando bem cuidado dura a vida inteira. Já couro sintético costuma descascar e rachar com o tempo, mesmo com cuidados.

© Escrito e publicado por Mog em 05/07/2011. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/como-limpar-e-conservar-calcados-de-couro.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags: ,

3 respostas a Como limpar e conservar calçados de couro

  1. Fabrícia disse:

    Amei a dica…muito bem explicadinho.
    Obrigada por “salvar” minhas botas.

  2. angela. disse:

    muito boa a dica.tudo com muita clareza.obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *