Como limpar peças de couro mofadas

O mofo é uma das maiores preocupações de quem tem roupas, bolsas ou sapatos de couro guardados no armário. E você deve se preocupar mesmo, pois seja em couro sintético ou no couro natural, o mofo pode aparecer e até mesmo danificar sua peça para sempre se não for limpo e cuidado. Mas, se você encontrou mofo em alguma peça de couro, fique tranquila! É muito fácil limpar mofo de couro, veja só as dicas:

  • Se o couro for natural é mais fácil e menos trabalhoso tirar o mofo da peça. Isso porque a peça de couro natural é mais resistente, e pode ser esfregada com mais força e com produtos.
  • Se o couro for sintético, esfregue a peça com cuidado, pois ele pode rasgar ou rachar. E evite o uso de produtos químicos, até mesmo sabão.
  • Para limpar o mofo de qualquer tipo de couro, tente primeiro limpar o couro apenas com água. Para isso, pegue um pano limpo e macio, molhe na água e esfregue na peça com delicadeza, mas com pressão suficiente para retirar as manchas de mofo.
  • Esfregue bem nas áreas mofadas, retirando bem todo o mofo e manchas brancas, e sempre lavando e torcendo o pano para retirar a sujeira e excesso de água.
  • Limpe também as áreas que não estão mofadas, pois o mofo pode ainda não estar visível mas estar lá! Dê uma boa limpada em toda a peça.
  • Não deixe a peça encharcada e nunca deixe de molho em baldes ou no tanque. O couro deve ser lavado apenas com pano úmido, de maneira uniforme, para não manchar a pele (couro).
  • Após limpar bem, deixe a peça secar e arejar na sombra por pelo menos 24 horas.
  • No couro natural, após a peça seca, faça uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais. Passe com o pano úmido por toda a peça. Essa mistura é essencial para matar qualquer foco de mofo, deixando sua peça bem limpa.
  • Deixe novamente secar muito bem, deixe pegando ar e vento. Se desejar colocar ao sol também é bom, mas não pode ser no sol forte e deve ser por pouco tempo, para não manchar ou desbotar o couro.

© Escrito e publicado por Mog em 28/06/2012. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/como-limpar-pecas-de-couro-mofadas.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags: , , , ,

4 respostas a Como limpar peças de couro mofadas

  1. Andrea disse:

    Gostei da dica, mass.. Não fica com cheiro de vinagre? Bjss

  2. Andrea disse:

    Ah já descobri.. Só passar óleo de amêndoas dps.. Bjs

  3. Sandro d'Ávila disse:

    Bom dia.. Alguma dica para tirar o cheiro ruim que fica no couro, mesmo após já limpo e hidratado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *