NÃO TIRE A CUTÍCULA! Aprenda a sobreviver com ela

As brasileiras tem o costume de ao fazer as unhas, tirar a cutícula. Mas, há tempos sabe-se que este costume não é nem um pouco saudável, pois as unhas sem cutícula tornam-se uma porta de entrada para os mais diversos problemas, como fungos, bactérias e micoses. Por isso, o ideal é nunca mais retirar as cutículas, pois elas são a proteção natural das nossas unhas. Veja só algumas dicas bem legais que orientam como fazer para não tirar a cutícula da unha, sem correr o risco de deixar sua unha feia, com peles e mal cuidada:

  • Comece o mais breve possível a não tirar a cutícula da sua unha. Isso é uma escolha de saúde para você, e com o tempo você se acostuma!
  • Em casa, comece a ter cuidados diários com a sua unha. Lembre-se que a cutícula precisa sempre estar bem hidratada e cuidada. Assim, você não precisa mais retirá-la.
  • Use diariamente, mais de uma vez por dia se conseguir, uma cera nutritiva e hidratante para as cutículas. A da marca Granado é excelente e tem ótima durabilidade.
  • Use duas vezes por dia um hidratante para as mãos. Se fizer serviços domésticos, como lavar louça, use sempre após de realizá-los.
  • Após o banho, com a própria unha de uma mão, empurre a cutícula das unhas da outra mão, com delicadeza. Faça esse processo pelo menos 3 vezes por semana, sempre com cuidado, e sem arrancar a cutícula. Apenas descole um pouco ela da unha.
  • Você verá que com essas medidas, suas cutículas diminuirão, ficarão mais bonitas, e não haverá a necessidade de retirá-las, prejudicando assim a saúde das suas mãos.
  • OBS: Se depois de algumas semanas sobrar alguma cutícula mais rebelde, muito feia e fora do lugar, você pode pegar o alicate de cutícula e cortar bem de leve apenas a pele que está bem por cima, sobrando.

© Escrito e publicado por Mog em 10/11/2011. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/nao-tire-a-cuticula-aprenda-a-sobreviver-com-ela.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags:

7 respostas a NÃO TIRE A CUTÍCULA! Aprenda a sobreviver com ela

  1. Thais *-* disse:

    Muiito ótiima as dicas,*———*

  2. Adriana disse:

    É verdade! Aderir esse método de ñ tirar a cutícula já por uns 2 meses e vejo a diferença! Antes tinha pavor de ver as cutículas começarem a aparecer, mas, agora tenho o cuidado de ñ arrancá-las e sim empurra-las e realmente funciona, notei que minhas mãos e unhas ficaram mais delicadas e bonitas msm com cutículas, só que agora elas estão cuidadas e ñ arrancadas. Mais uma vez vc está de parabéns!!

  3. Fernanda disse:

    Olá Mog, comecei esse processo a 15 dias e já percebo minhas unhas mais bonitas e vistosas, foi ótimo!
    Abraço.

    • Mog disse:

      Olá Fernanda! Que ótimo saber do seu sucesso. Eu estou sem tirar a cutícula há anos também, e minha unha está muito bonita e saudável. Um grande abraço.

  4. Cleoci disse:

    Sempre no banho após a lavagem de louça eu empurro as cuticulas com as proprias unhas mas cuidado para nao arranca – las o resutado e excelente

  5. katia machay disse:

    Ola Mog, essa dica tb é fora de serie!!!
    Quase nunca , pra nao dizer nunca eu “faço unha” no salao, comecei a fazer pq minha filha de 15 anos queria fazer e comecei a ir com ela. Minhas cuticulas nunca me incomodaram, pois nao tenho o habito de pintar as unhas (so mesmo em extrema necessidade, como um casamento, bodas, festa…) mas ultimamente estava indo com ela.
    Vc tem toda razao em dizer q sem cuticula a porta para as micoses fica aberta, diante disso peguei a danada da micose em duas unhas do meu pé, agora estou colocando uma pomada contra micose e esta melhorando. Nao pretendo ir mais tirar as cuticulas, alias ja tinha o habito tb de empurra-las para dentro, pq achava desnecessario retira-las.
    Enfim, vou voltar a minha moda antiga de nao retira-las, e caso eu queira pinta-las eu mesma dou um jeito…rs
    bj

    • Mog disse:

      Olá Katia!
      Adorei seu comentário. Na minha casa nós também não tínhamos esse hábito de ir ao salão sempre, e após começar a ir, percebo que as idas aos maus salões só acabaram trazendo micoses para a minha mãe, por exemplo, e uma unha encravada que nunca tive antes… Hoje, quando preciso, só vou em um salão de confiança, mas em 90% das vezes eu mesma faço as minhas unhas, não tiro a cutícula, e apenas empurro quando vejo necessidade. Senão, só pinto e fica ótimo!!! Mulheres modernas são assim, se viram sozinhas, não é mesmo?
      Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>