Dicas para uma alimentação saudável no inverno

Inverno sempre é um perigo para a dieta. Frio, preguiça para fazer exercício, aquela fome louca que bate quando estamos debaixo das cobertas em casa… A fome intensa no inverno acontece porque há um aumento da necessidade calórica para manter a temperatura do corpo e aumentar a resistência do organismo. Por isso, o ganho de peso quase sempre ocorre. Mas, se você deseja passar pelo inverno com a saúde em dia, e sem peso na consciência e na balança, leia algumas dicas bem bacanas de alimentação saudável no inverno:

  • Consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares nessa época do ano resulta em aumento de peso, e sem cuidado pode causar até mesmo problemas de saúde, tais como alterações nos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia.
  • Para evitar o consumo de alimentos calóricos, faça opções inteligentes no inverno: se deseja se aquecer e comer algo bem gostoso, invista em caldos quentinhos e sopas com ingredientes lights e sem gordura. Faça substituições inteligentes!
  • Outra dica é consumir alimentos que sejam ricos em fibras, pois eles proporcionam uma sensação de saciedade maior, preenchendo a fome e o estômago!
  • Água é fundamental! Beba pelo menos dois litros de água por dia para o bom funcionamento do organismo. Se você não consegue tomar tanta água assim, aproveite o inverno é beba chás quentes. Além de preencherem sua cota de água do dia, os chás ainda ajudam na digestão e podem ajudar até no emagrecimento, por serem diuréticos e digestivos.
  • Consuma frutas que contenham vitamina C, tais como: acerola, goiaba, laranja, limão e tangerina. A vitamina C é muito importante no inverno pois melhora a imunidade e diminui o tempo de cura para gripes e resfriados.
  • Invista no consumo de frutas e verduras, mesmo no frio. Sua saúde e energia também depende de ingredientes frios e frescos no inverno, faça uma forcinha mesmo no frio e alimente-se com um prato bem colorido de vegetais!
  • Lembre-se de fracionar sua alimentação fazendo de cinco a seis refeições por dia. Isto é muito importante em qualquer estação do ano, pois acelera o metabolismo e ajuda a diminuir o apetite na próxima refeição.
  • Uma boa dica para a sua alimentação no inverno é dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico (os quais mantêm estáveis os níveis de insulina, afastando a fome por mais tempo). Por isso, invista nos grãos integrais, legumes (batata doce é uma ótima opção), frutas com casca e verduras. São alimentos que levam mais tempo para ser digeridos e também aceleram o metabolismo.

© Escrito e publicado por Mog em 24/06/2013. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: http://www.mulherzice.com.br/dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-no-inverno.html

Sobre a Mog

Este blog é feito para as mulheres modernas e que adoram novidades, e que buscam dicas para levantar sua autoestima e valorizar sua própria beleza natural. Encontre aqui muitas dicas de beleza, de moda, de saúde e de cuidados com a casa.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>