Como limpar sua jaqueta de couro

Comprar uma jaqueta de couro legítimo é um investimento para toda a vida. Quando a peça é bem cuidada, permanece como nova por muitos e muitos anos, e o melhor de tudo é que é um item atemporal, que nunca sairá de moda. Mas, para cuidar bem da sua jaqueta de couro, alguns cuidados simples são essenciais. Se você não sabe quais são, leia só algumas dicas bem interessantes e fáceis de fazer para deixar sua jaqueta de couro limpa e bem cuidada:

  • Lembre-se de nunca deixar a jaqueta de couro em armários fechados, sem ventilação, ou em armários que peguem umidade de paredes ou que estejam perto de banheiros que sempre são mais úmidos, por exemplo.
  • Outra dica é nunca deixar a jaqueta de couro envolta em plásticos (como aqueles de lavanderia) ou capas. Use estes itens apenas para o transporte das peças.
  • Nunca guarde a jaqueta de couro molhada ou úmida. Sempre deixe-a secar um pouco no sol, ou em local que pegue vento.
  • Se a jaqueta estiver com manchas de mofo, não lave em água corrente de maneira nenhuma. Jaquetas de couro devem ser limpas com muito cuidado e paciência, sempre com panos úmidos, e nunca encharcados de água.
  • Limpe a jaqueta pelo menos duas vezes seguidas com o pano, retirando bem toda a sujeira. Se o pano estiver sujo, lave-o bem com água, e limpe a jaqueta com o pano com menos resquícios de mofo possível.
  • Não use qualquer produto químico. Apenas um pano limpo com água é o ideal para limpar sua jaqueta.
  • Após limpá-la bem, deixe-a secando no sol por pouco tempo, com cuidado para não ressecar demais o couro ou desbotá-lo no sol. O ideal é apenas para tirar a umidade que o pano deixou.
  • Após seca, passe em toda a jaqueta um hidratante específico para couros, que pode ser comprado em sapatarias.
  • Se não encontrar esse hidratante, use um hidratante corporal que você tenha em casa, de preferência branco e sem essência forte. Passe em toda a jaqueta, para hidratar bem o couro, deixando-o macio e protegido.
  • Lembre-se: limpe a jaqueta e hidrate-a pelo menos 3 a 4 vezes por ano. Fazendo isso, e tirando-a sempre do armário para pegar um ar, você terá sua jaqueta como nova por muitos e muitos anos!

© Escrito e publicado por Mog em 05/07/2011.
Você pode usar trechos deste artigo, desde que faça um link para o endereço original:
http://www.mulherzice.com.br/como-limpar-sua-jaqueta-de-couro.html

Sobre a Mog

Mog é uma socióloga que entende que a moda e a beleza nada mais são do que a real expressão de quem somos e de como queremos ser vistas. Por isso, ama trabalhar como consultora de estilo e beleza, afinal, nada melhor do que ajudar as mulheres a levantarem sua autoestima e a valorizar a sua própria beleza natural. Reside em Joinville - SC.

Tags: , ,

56 respostas a Como limpar sua jaqueta de couro

  1. Mônica Archero disse:

    Boa tarde, essa dica é pra preservar a jaqueta, e qdo a jaqueta esta com cheiro de mofo, o que fazer? Ja limpei por fora com pano úmido e saiu as manchas mas o forro dela esta cheirando e como tenho Rinite esta insuportável. Como limpar esse forro???? Aguardo a resposta. Bjs

    • Mog disse:

      Olá Mônica!
      Leia as outras dicas que postei sobre couro.

      Você pode usar uma escova de dentes e ir lavando todo o forro com água e um pouco de vinagre, sempre com cuidado para não encharcar demais.
      E deixe no sol para secar bem.

      Beijocas

      • Bernadete de Oliveira Reis disse:

        Eu limpei da seguinte maneira: Peguei água limpa com vinagre com um pano fui limpando sem pressa, primeiro por fora e em seguida fiz a mesma coisa no forro, sendo que depois é só colocar de preferencia em um cabide do lando avesso à sombra secando onde tenha uma boa ventilação por vários dias até secar, a mesma coisa tambem já fiz com bicabornato em vez de vinagre e deu um ótimo resultado, mas sempre não esquecendo de idratar o couro depois de seco.
        Espero ter ajudado!

        Beijocas.

  2. gilnei fernando schardong disse:

    Muito bom…

    A algum tempo buscava informação de como revitalizar as peças de couro !

  3. janete costa disse:

    gostei muito das dicas

  4. celia oliveira disse:

    eu posso lavar em casa minha jaqueta de couro? pois moro em cidade pequena que nao tem esse tipo de lavanderia especifica so pra lavagem do couro. a minha pegou cheiro de perfume e nao consigo mais tirar.

  5. Mara Gobbo disse:

    A jaqueta de couro é forrada, então precisa ser lavada de vez em quando. Que produto uso para lavar o avesso da jaqueta?

    • Mog disse:

      Olá Mara!
      Para limpar o forro de jaquetas de couro, você pode usar uma escova de dentes ou uma escova de roupas bem macia, ir molhando em uma mistura de água e sabão de coco e vá esfregando e limpando devagar.
      Limpe bem as áreas onde há mais atrito e sujeira, como colarinho e a região das axilas. Lave bem, mas sem encharcar ou colocar de molho. Limpe com frequência desta maneira, e coloque a jaqueta para secar bem do avesso.

      Beijocas

  6. Fabiano disse:

    Obrigado pelas dicas, principalmente de como limpar o forro. Ando muito de moto. Já viu né….

  7. Fernanda disse:

    tenho uma jaqueta de couro bege, gostaria de saber como faço para tira o mofo e limpar ela, porque está muito sujo que prduto tenho que usar.

    • Mog disse:

      Apenas limpe com água e sabão de cocô!
      No máximo um pouco de vinagre.
      Não molhe demais, nem esfregue com muita força, e nunca use produtos químicos!

  8. JAQUELINE DA SILVA FERREIRA disse:

    Tenho uma jaqueta de couro que endureceu um pouco a ponto de fazer um barulhinho , há algo que eu possa fazer para amolecer o couro ? Muito obrigada.

  9. Camila Camaño disse:

    Gostaria de saber se posso usar aqueles “ferros de passar” a vapor, já havia lido que podia ser lavada assim, e que podia colocar um pouco de amaciante na água para dar cheiro.
    Essa informação procede??

    Obrigada,

  10. Saandra disse:

    Tenho uma jaqueta de couro que ficou com um cheiro terrível de mofo e eu já coloquei para pegar vento mais o cheiro não sai, e ela não está suja, estava muito tempo guardada, não consigo usa-la com esse cheiro. então o que fazer?

    • Mog disse:

      Você deve passar um pano úmido em toda ela, limpando bem. Veja os outros artigos sobre como limpar couro mofado que tenho aqui no site!

      Beijocas

  11. Mari disse:

    Olá Mog!
    Queria saber se este tipo de limpeza também pode ser feita para casacos de couro tipo camurça…(como se o direito fosse o avesso)…sei que é couro legitimo e não acho como lavá-lo…se puder me ajudar, agradeço muito. caso possa me enviar a resposta via e.mail…

    • Mog disse:

      Olá Mari!
      Camurça você tem que tomar muito cuidado, é bem fácil manchar com água.
      Passe um pano úmido (sem estar encharcado) e vá limpando delicadamente. Algumas cores podem ser limpas até mesmo com borracha (borracha de apagar lápis!)

      Beijocas

  12. Carmo disse:

    Ola Mog
    Meu casaco de couro, tipo camurça (avesso do couro liso) pegou muita chuva e ficou completamente molhado. Como faço para seca-lo.
    agradeço

    • Mog disse:

      Olá Carmo!
      A camurça costuma manchar com muita facilidade se pega água.
      Deixe-a secar completamente, se a mancha de água não sair é porque ela está manchada mesmo. E não conheço nenhum meio para consertar esse problema…

  13. Alexandre disse:

    Obrigado pelas dicas.

  14. valdirene disse:

    como limpar jaqueta de couro branca esta bem suja de terra e marca de caneta

  15. fran disse:

    adorei as dicas…

  16. fran disse:

    boas dicas vou usa-las

  17. preta disse:

    boas dicas

  18. maria alice disse:

    uma vez eu vi no programa “queer eye for the straight guy”, uma dica para hidratar produtos de couro: óleo de rícino. É encontrado em farmácias.

  19. ricardo disse:

    Oi, tenho uma jaqueta de couro preta que está sempre branca devido ao mofo, minha esposa passa creme Nívea que ensinaram à ela, mas sem resultados a jaqueta passa dois(2) dias preta e logo fica mofada e dura já não sabemos mais o que fazer e penduramos a jaqueta em local aberto não fica em roupeiro. Desde já obrigado.

    • Mog disse:

      Olá Ricardo!
      Leia as dicas acima, e faça isso com a sua jaqueta.
      Não adianta apenas passar o creme, pois a jaqueta “por dentro” está suja e com mofo. Por isso, vocês precisam limpa-la bem, antes de hidratar. O creme serve apenas para a hidratação e proteção do couro.

      Beijocas

  20. genilso disse:

    ola mog !
    tenho uma blusa de couro da cor marrom
    do tipo camurça. no colarim onde fica em contato com a pele
    ela está como se estivesse molhado o que devo fazer?

    • Mog disse:

      Olá Genilso!
      Olha… Muito provavelmente a sua blusa está manchada, pois a camurça mancha mesmo, por isso é importante protegê-la, antes.
      Eu acredito que não há mais o que fazer…
      Tente limpar ela bem com água, escova e sabão de coco, para retirar sujeira e gordura do corpo (o que é super normal nessa região). E deixe secar bem em um local ventilado, ou deixe uns minutos (10 minutinhos apenas) no sol.

  21. Caio disse:

    Gostaria de saber se as jaquetas de couro sintetico precisam ser hidratadas…

  22. marli motta. disse:

    tenho uma jaqueta de couro marron estava guardada muito tempo,tentei passar um pano umido,mais algumas partes foi fiacando ressecado como fosse descascar,o cheiro estar muito forte,o que devo fazer?

    • Mog disse:

      Hidrate ela bastante e lave varias vezes com pano úmido e sabão neutro. Mas algumas peças sintéticas ou de couro mal cuidado podem descascar e se perder com o tempo.

  23. fernanda santos disse:

    minha jaqueta é de couro, e deixei guardada nun saco plastico, e por muito tempo. e ela mofou e nao consigo tirar as manchas de mofo, e a cor dela é preta e agora ta um pouco desbotada o que eu faço para recuperala novamente ?

  24. Camila disse:

    Boa tarde! Deixei minha jaqueta de couro por muito tempo no sol, ela desbotou inteirinha, tem salvação pra minha jaqueta? Bjs obrigada…

  25. Vanessa disse:

    Olá, tenho uma jaqueta de couro sintético branco que coloquei dentro de uma mochila junto com uma calça jeans. Pelo o que eu percebi, parece que o botão da calça acabou tendo contato com o couro e ficou aquelas manchas, como se fossem “riscos de metal” na jaqueta. Tentei limpar com água e sabão de coco, passando uma esponjinha macia no local, mas não saiu.
    Como faço para tirar essas manchas? Minha jaqueta é novinha…

  26. Debora disse:

    Olá..
    Comprei uma jaqueta de couro branca e gostaria de saber se tenho que ter cuidados diferentes ao limpar ela.. Muito brigada

  27. Claudia Motta disse:

    Boa noite Mog.
    Li tudo o que vc publicou acima, mas algumas d’uvidas ainda permanecem
    Tenho uma jaqueta de couro ha 10 anos de cor creme/ ou bege clara que nunca foi limpa, pois uso pouco. Nos punhos e colarinho especialmente ela esta encardida. Como faco para limpar principalmente essas partes. No restante da jaqueta entendi que devo apenas passar pano umido, certo?
    E depois de limpar eu teria que hidratar, certo? Como fazer esse procedimento? coloca um hidratante corporal numa esponja na parte amarela e espalha, ou com pano, algodao?
    Muito obrigada, Claudia

    • Mog disse:

      Para limpar as partes encardidas use um sabão de coco com uma escova de dentes velhinha e da esfregando com cuidado até sair toda a sujeira. A hidratação é assim mesmo, passe com um paninho ou algodão.

  28. sonia disse:

    Gostei muito dessas dicas, estava quase dando minha jaqueta embora.Já passei silicone, graxa líquida de sapato,ficou no sol e no vento, mas não adiantou, o branco sempre volta.Agora descobri o porque, guardava ela dentro do armário.

    Muito obrigada, bjos

  29. julana disse:

    Olá tenho uma jaqueta de couro , ela esta toda amarotada o que faço ?

  30. kely disse:

    Olá! Tenho uma jaqueta de couro que está co cheiro de gordura e não consigo tirar…. Como faço? Ja passei cremes, deixei pegar vento, mas não resolveu. Obrigada!

  31. Mara Pacheco disse:

    Eu limpei a minha branca com pano macio e sabão de glicerina, fui passando em pequenas áreas e já fui secando…ficou bem branquinha! Logo depois que secou bem, passei muito hidratante Monange, o que deixou bem chierosa!

  32. chorrer disse:

    como posso limpar uma jaqueta de couro bege?

  33. juliana disse:

    Tenho uma jaqueta de couro de urso como faćo pra lavar esta com mau cheiro devido a muito tempo guardado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>